terça-feira, 3 de maio de 2011

Atividades econômicas de Santa Catarina


Atualmente, SC é o quinto Estado mais rico do país. Isso ajuda a deixar o Estado mais conhecido lá fora e traz benefícios para as indústrias, como o reconhecimento mundial.
Em SC são desenvolvidas atividades econômicas no ramo da indústria, extrativismo, agricultura, pecuária, pesca e turismo.

Indústria 

O setor industrial é constituído pela produção têxtil, cerâmica e metal-mecânica principalmente. Na agroindustria as duas maiores empresas de alimentos do Brasil são nativas de Santa Catarina: Sadia e Perdigão. Além dessas empresas existem várias outras que trabalham em diferentes setores, como a Cônsul e a Brastemp, fazendo geladeiras e máquinas de lavar roupas por exemplo.


Charge que mostra a rivalidade entre a Sadia e a Perdigão

Extrativismo
 

Se destaca pela extração de madeiras retiradas das Matas de Araucárias, colhimento de ervas e produção de papel, tanto o comum quanto o reciclável (que é bem mais barato). 

Na extração mineral existem reservas de carvão principalmente, jazidas de quartzo, pedras semipreciosas, petróleo e gás natural. 

Agricultura 

Na agricultura, Santa Catarina se destaca pela diversidade de produtos. Produz milho, soja, fumo, mandioca, feijão, arroz, banana, batata inglesa e também é um grande produtor de alho, cebola, tomate, trigo, maçã, uva, aveia e cevada. A agricultura está diretamente relacionada à pecuária, pois o campo usado para a plantação pode servir de lar e comida para os animais.

Pecuária 

Na criação de animais comerciais o Estado se destaca na produção de bovinos, suínos e aves. O preço de cada tipo de carne sobe constantemente a cada estação do ano.

Pesca 

A pesca é considerada uma atividade de extração animal, então podemos dizer que Santa Catarina é um dos Estados onda a pesca rende muito. O Mercado Público serve de exemplo para isso: há muitas lojas vendedoras de peixe e camarão.

Turismo 

A imensa quantidade de paisagens naturais promove o desenvolvimento do turismo no Estado. O turista tem a oportunidade de conhecer a arquitetura e os costumes herdados dos imigrantes europeus. Essa atividade assume um papel fundamental na receita do Estado porque com a imigração, turistas vêm e acabam por ter uma residência fixa nos bairros como Jurerê Internacional. O carnaval foi a época onde Jurerê esteve lotado por turistas de vários Estados e até por pessoas fora do Brasil.


 

2 comentários: